cover
Tocando Agora:

MC Conrad, aclamado vocalista de drum’n’bass, morre aos 52 anos

R.I.P

MC Conrad, aclamado vocalista de drum’n’bass, morre aos 52 anos
MC Conrad, aclamado vocalista de drum’n’bass, morre aos 52 anos (Foto: Reprodução)

MC Conrad, aclamado vocalista de drum’n’bass, morre aos 52 anos

O rapper e cantor foi aclamado pela parceria com o produtor LTJ Bukem e se tornou produtor e chefe de gravadora por direito próprio.


MC Conrad, o vocalista que ajudou a ampliar e aprofundar o escopo do jungle e do drum'n'bass durante a década de 1990 e além, morreu aos 52 anos. A notícia foi confirmada por sua agência Clinic Talent, que prestou homenagem dizendo: “Um dos vozes mais reconhecidas e mais amadas do D&B, ele deixa para trás um legado incomparável.”

Nenhuma causa de morte foi informada para o artista, nascido Conrad Thompson, que foi celebrado por sua destreza no microfone, sua habilidade para cantar e afinidade com o extremo jazzístico do espectro do gênero, incluindo em colaborações com produtores como LTJ Bukem e PFM. .

Thompson começou como MC de hip-hop, mas, como ele contou, lutou até que “a equipe da rave com rosto sorridente disse, ‘Ei, venha conosco’. Então me tornei um raver.” Ele desenvolveu o canto junto com o rap acelerado e se tornou o contraponto ideal para o produtor britânico LTJ Bukem, que estava explorando como a fusão do jazz poderia interagir com o baixo. Thompson se tornou uma voz chave para o selo Good Looking Records de Bukem e em sua residência no clube Speed ​​​​no Mars Bar de Londres, atuando ao lado de figuras importantes da cena como Fabio.

Ele e Bukem colaboraram em uma entrada na série Essential Mix da BBC e lançaram um álbum marcante em 1998, Progression Sessions 1, que levou a dupla a ser considerada um dos combos DJ-MC por excelência na dance music britânica.

Thompson logo começou a fazer turnês internacionais e mais tarde desenvolveu um pseudônimo de produtor, Con*Natural, bem como seu próprio selo, Resonance. Ele foi um campeão da distribuição digital e se tornou um dos primeiros defensores do podcasting de DJ em 2013. Sucessos posteriores na cena drum'n'bass vieram com produtores como Makoto e Total Science.

A cena drum’n’bass prestou homenagem, com o DJ e produtor Peshay chamando Thompson de “um MC verdadeiramente único no dnb desde o primeiro dia!! Tinha som e estilo próprios e era amado e respeitado mundialmente”. Steppa o chamou de “uma lenda verdadeiramente talentosa da cena, um dos caras legais, e foi embora cedo demais”, enquanto os promotores Drum'n'BassArena disseram: “Ele estabeleceu o modelo para gerações de MCs com seu estilo característico e trouxe tão muita alma para esta música.”

Comentários (0)